Na
década de 1950, a carência de mão de obra especializada para trabalhar nas
obras de conservação e restauração constituía-se como sério problema enfrentado
pela DPHAN.
A esse
respeito, o próprio Edson Motta admitia a necessidade de ampliar o corpo
técnico da repartição pública tendo em vista as demandas apontadas no extenso
território brasileiro, argumentando ao Rodrigo Mello Franco de Andrade que diante
dessas questões, Edson
Motta indica o nome de Jair Afonso Inácio (1932-1982) e João
José Rescala (1910-1986) para integrarem o quadro da DPHAN, apontando a
necessidade de descentralização das atividades com a criação de um núcleo de
conservação e restauração em Ouro Preto e em Salvador.
Na opinião de Motta:
“São
evidentes as dificuldades decorrentes da falta de pessoal e venho pedir a V.S.
se digne considerar a indicação dos senhores
Jair Afonso Inácio e Rescala, no
sentido de serem aproveitados pela Diretoria do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional com seus serviços do atelier de restauração de pintura.
O
senhor Jair Afonso Inácio tem prestado serviços a esta repartição desde 1952
nos trabalhos de recuperação das pinturas das Igrejas Matriz de Antonio Dias,
Cachoeira do Campo, Carmo de Ouro Preto e Nossa Senhora de Ó de Sabará. As suas funções favorecem sempre desempenhadas
com eficiência e especial interesse.
O
senhor Jair vem estagiando há alguns meses, seu atelier da D.P.H.A.N. com o fim
particular de aperfeiçoar sua técnica da conservação e restauração de pinturas.
A conveniência do aproveitamento do senhor Jair decorre ainda de ser ele um
residente esse Ouro Preto onde poderá ser instalado um laboratório de
restauração à maneira daquele que vem funcionando em Salvador.
Bastaria
o grande acervo de obras de pintura localizado em Ouro Preto e outras cidades
vizinhas para justificar esse aproveitamento e a criação até do atelier citado.
O
senhor Rescala, interessa-se por essa técnica, que há vários anos, já fez estágio
de estudos no mesmo atelier do D.P.H.A.N e tem, em várias ocasiões, prestado
serviços a esta repartição inclusive nas restaurações da Igreja da Nossa
Senhora do Ó de Sabará.
Ambos são jovens, trabalhadores, inteligentes e poderão ser
muito úteis nos propósitos e fins da D.P.H.A.N. no campo da conservação e
restauração de obras de arte.”
Por
Aloisio Arnaldo Nunes de Castro
ARQUIVO
CENTRAL – IPHAN. Serie Centro de Restauração de Bens Culturais. Carta de
Edson Motta para Senhor Diretor [do DPHAN, Rodrigo Mello Franco de Andrade].
Rio de Janeiro, manuscrita, 26 ago. 1956.
Nenhum comentário:
Postar um comentário