segunda-feira, 3 de julho de 2017
Adaptando tecnicas.
"...o estudo dos problemas brasileiros, isto é, as nossas obras de arte, considerando-se a sua época, em relação às nossas condições climáticas.
O que se faz não é nada mais senão uma diferenciação entre a conserva de uma obra da época brasileira e as de outros períodos".
O ICOM está muito interessado nos problemas tropicais e todos os seus membros que restauramos à zona tropical devemos cooperar em grupo. Esta é a razão dos atuais estudos com Mr. Coremans".
Em setembro de 1961, Jair Afonso Inácio é convidado pelo ICCROM para participar de uma conferência em Roma, tornando-se membro do Instituto. Em outubro do mesmo ano, é convidado pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) para participar de uma conferência em Barcelona. Foi nomeado pela UNESCO para integrar uma comissão composta por cinco restauradores, tendo em vista o estudo das condições climáticas da América Latina. Em razão de seu desempenho, demonstrado ao longo de um ano de estágio, foi-lhe concedida extensão de bolsa, por mais três meses, quando realizou visita técnicas laboratórios de diversos países: Bélgica, Noruega, Dinamarca, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos.
ARQUIVO IPHAN. Carta de Rodrigo Mello Franco de Andrade paraAfonso Inácio. Rio de Janeiro, 8 fev. de 1961.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário